quinta-feira, 7 de abril de 2011

1º post, considerações e furia!

Bem pra começar, eu sou Adriel, tenho 16 anos e estou no 3º ano do ensino médio. Moro em Recife (mas conhecido como Hellcife). Não sou rico, mas também não sou pobre, digamos que sou classe media menos que media e mais que baixa. Desculpem erros de português, pois essa é a matéria que eu mais odeio, e digo logo sei escrever certo não.
 E nesse 1º post vou falar da merda do sistema de ensino brasileiro, ESSA PORRA TA ERRADA!

       
Eu pretendo me graduar em ciências da computação, mas vejamos o exemplo de quem vai cursar direito, pra que ela tem que aprender física, química ou matemática, pra que ela tem que aprender a calcular o comprimento de onda de uma radiação no vácuo? E mais porque eu tenho que aprender isso? Tipo eu vou mexer com computador e programação, não calcular comprimento de onda. E matemática, pior ainda ter que ficar calculando pontos e figuras geométricas, pior, figuras geométricas nos pontos (plano cartesiano). E literatura, pior ainda, somos ensinados desde de pequenos a odiarmos a leitura, somos obrigados a ler aqueles paradidáticos ridículos, depois no ensino médio a ler os "clássicos da literatura nacional" que só faz aumentar o ódio por isso, eu acho que somos o único pais que ensina os jovens a odiarem a leitura, e pior, além de nos obrigarem a ler, somos obrigados a decorar cada estilo, geração, e autores dessa geração,até agora só estudei estilos da Europa e do Brasil, mas os melhores livros são de autores americanos (?) recentemente li "A mão esquerda de Deus", um ótimo livro, será que o autor sabe toda essa merda de estilos e versos pra poder escrever esse livro?
        Mas beleza ninguém vai morrer por causa disso, mas ai vem, como disse meu prof. de física, o sugador da educação brasileira: O vestibular, tipo a pessoa tem que saber tudo pra responder aquilo, duvido que alguém consiga saber tudo, e pra eu tenho que saber tudo? Mas é lei do cão ou estuda pra passar numa faculdade pública, ou paga uma faculdade. É engraçado como o Brasil funciona se pegarmos, por exemplo, a Finlândia, la se recebe acho algo em torno de 300 ou é 500 euros pra estudar, eles analisam seu histórico escolar e decide se você pode ou não entrar na faculdade, aqui a gente faz uma maldita prova e ainda paga. É revoltante uma coisa dessa, tenho que gastar todo dia 6h da minha vida (fora estudar pras provas/vestibular) durante muitos anos pra usar em apenas 1 dia, pois 90% do que se aprende na escola é inútil, onde eu vou calcular o comprimento de onda de uma radiação que sai quando um elétron de hidrogênio passa de um nível energético para o outro? Por que eu faria isso?
       Pra mim a "escola tradicional" deveria ir até o 1º ano, a partir dai você faria o 2 e 3 anos direcionado para o que você vai precisar na faculdade, uma pessoa que faz direito nem teria física, matemática ou química nesses anos, uma pessoa que iria fazer física, química ou matemática, nem se preucuparia com humanas. O ensino iria ser bem mais efetivo, útil, o interesse dos alunos seria bem maior pois eles estariam estudando o que escolheram seguir para sua vida. E o ingresso para a faculdade seria fazendo uma analise das notas/histórico escolar dos jovens, sem qualquer tipo de avaliação ridícula, seguida da uma entrevista.
       Porém iremos continuar com esse sistema infeliz de educação, que só afastas as pessoas da escola, fazem com que todos odeiem a escola, uma educação que se resume a um decoreba pra 1 prova e nada mais, sem falar de educação pública brasileira que é uma beleza, mas não irei falar disso nesse post.
      Vou terminar o ensino médio, odiando a escola como sempre odiei desde o começo. Não que eu não tenha tido boas experiências de vida na escola, inclusive conheci minha namorada lá, mas esse ensino consegue ser maior que toda a parte boa dela.



3 comentários:

  1. o sistema de admissao das faculdades é injusto e não faz o menor sentido. é uma merda mesmo, pois vestibular ensina a decorar e nao aprende nada :@
    gosto da escola
    não é nao é por que a gente nao vai usar tudo que aprendemos na escola, nao quer dizer que nao devemos saber, pois a escola nao serve só pra preparar pro vestibular, serve pra nos instruir.
    Claro, tem coisas inuteis, mas acho que devemos aprender sim, pra pelo menos saber o básico sobre tudo. não é porque alguem vai ser medico por exemplo, isso nao justifica não saber nada de historia.

    ResponderExcluir
  2. Por isso eu disse, educação "classica" até o 1º ano, ja da pra ter uma noção basica de todas as materias pra formaçao de uma pessoa

    ResponderExcluir
  3. nao da nao, tem muita coisa no ens medio que nao tinha nos anos anteriores u_u

    ResponderExcluir